Friday, March 29, 2024
HomePortuguêsRecomendações da OMS para o tratamento do VIH

Recomendações da OMS para o tratamento do VIH

Uma análise recente conduzida por investigadores suíços estudou a progressão do compromisso da OMS a nível global para acabar com a epidemia do vírus da SIDA até ao ano 2030 e os desafios do tratamento do VIH.

Em 2006 existiam aproximadamente 1.3 milhões de pessoas de classe baixa a classe média a receberem o tratamento antiretrovírico (TAR). Entre estes, o diagnóstico utilizado variou consideravelmente, i.e. que medicamentos foram receitados a pacientes seropositivos e a forma através da qual o tratamento foi administrado. Numa tentativa de estandardizar e acelerar o acesso ao tratamento do VIH, incluindo a simplificação do tratamento TAR, a OMS avançou com uma abordagem de saúde pública para aumentar o acesso de locais com poucos recursos ao TAR e pôr um fim á epidemia do vírus da SIDA até ao ano 2030.

Esta visão e o compromisso global da OMS tem de fato ajudado a estabelecer as bases para o desenvolvimento do tratamento do VIH. No entanto, subsistem obstáculos para o controlo do vírus e fornecimento do tratamento a nível global. Dado a estes desafios, que incluem a necessidade de melhorar os métodos de teste e diagnose do VIH, a simplificação do tratamento e o aumento da monitorização, existe também a necessidade de criar uma ligação entre o teste, tratamento, cuidados e prevenção do VIH.

A abordagem da OMS tem vindo a requerer a implementação de princípios de saúde chave em muitos países de forma a alcançarem este objetivo global de controlo da epidemia do vírus da SIDA. Um estudo recente levado a cabo por investigadores suíços e publicado no The Lancet Infectious Diseases revê os alcances desta iniciativa, informa acerca das últimas atualizações na abordagem à saúde pública e informa do que é ainda necessário fazer a nível do tratamento e cuidados relacionados com o vírus da SIDA para realizar os objetivos da OMS.

Progressos no tratamento do VIH

No final do ano de 2016, foi reportado que mais de 19.5 milhões de pessoas recebiam o tratamento TAR e que os pacientes seropositivos tinham então uma esperança média de vida similar à população em geral devido à eficácia do tratamento do VIH. São de salientar grandes avanços científicos que, em conjunto com inovações de diagnóstico e indícios de alta qualidade alcançados através de estudos observacionais e experimentais, resultaram em 16 novos medicamentos antiretrovíricos e combinações de medicamentos para o tratamento do VIH a serem aprovadas pela FDA. Além disso, foi notada a redução do custo de tratamento por paciente por ano de mais de $10,000 para menos de $100.

Tratamento do VIH nos cuidados básicos de saúde

Destacam-se o reconhecimento e alterações causadas pela acessibilidade ao tratamento não só de centros especializados mas agora também disponível nos cuidados básicos de saúde. Esta expansão permitiu a concretização de melhores resultados no tratamento de adultos e crianças seropositivas. Apesar da relutância inicial na descentralização e integração do TAR ao nível dos cuidados básicos de saúde, o aumento dos resultados benéficos do tratamento, especialmente em populações de alto risco, provam as recomendações da OMS. Por esta razão muitos países estão a adotar esta abordagem.

Com a prevenção de cerca de 7.8 milhões de mortes e de aproximadamente 30 milhões de novos casos de VIH, em especial nas classes baixa e média, as populações de alto risco, a implementação das diretrizes da OMS estabelecidas em 2006 para acelerar o acesso ao TAR na última década tem vindo a alterar significativamente o curso desta epidemia. O próximo passo para acabar com a SIDA é agora o aumento da prevenção que inclui o controlo do vírus a longo prazo e a redução da sua transmissão.

90/90/90

A fim de alcançar os objetivos estabelecidos de forma rápida, a OMS estabeleceu a meta 90/90/90 até 2020. Esta meta significa de 90% dos seropositivos sejam diagnosticados, 90% dos seropositivos recebam tratamento e 90% dos seropositivos a receberem o TAR alcancem a supressão do vírus. A projeção desta meta aponta para 21 milhões de vidas que podem ser salvas e 28 milhões pessoas que contraiam a doença evitadas nos próximos 15 anos.

Simplificação e estandardização do tratamento

É importante para a realização da abordagem da OMS a simplificação e estandardização dos regimes de tratamento, tomadas de decisão a nível clínico e a monitorização dos tratamentos. O padrão de excelência para o tratamento TAR em primeira linha para a maioria dos pacientes é um comprimido por dia, que deve ser tido em consideração com a introdução de novos medicamentos e regimes de tratamento. O controle do fracasso do tratamento necessita ainda de aperfeiçoamento, i.e é necessária a simplificação do tratamento de segunda linha pois não existe ainda o tratamento de um comprimido por dia ou uma combinação fixa caso o tratamento de primeira linha falhe e os pacientes que requerem tratamentos de segunda linha enfrentem dificuldades na sua aderência.

A prevenção do VIH têm progredido no últimos anos devido à combinação de estratégias comportamentais efetivas incluindo a iniciação antecipada do TAR, um aumento da circuncisão masculina voluntária, a exposição prematura à profilaxia, ou ações de prevenção da disseminação da infeção a fim de reduzir a transmissão. No entanto, as taxas de implementação e adesão às estratégias de prevenção permanecem baixas e, se o objetivo de acabar com a epidemia da SIDA até ao ano de 2030 é para ser alcançado, é necessária a aceleração e intensificação das intervenções de prevenção, em particular através da associação do teste do VIH ao tratamento e cuidados uma vez que não existe um só método eficaz. O aumento do alcance do teste ao VIH, como por exemplo, assegurar a identificação precoce dos pacientes infetados e o subsequente início do tratamento e cuidados será um bom começo na melhoria das taxas do VIH.

Em suma, os métodos de saúde pública na melhoria do tratamento do VIH e dos resultados clínicos para os pacientes seropositivos têm visto um grande desenvolvimento desde a introdução da abordagem da OMS em 2006. No entanto, para alcançar o objetivo de erradicar a epidemia da SIDA até ao ano 2030, este estudo demonstra que há ainda muito trabalho a ser feito. Consequentemente, os métodos acima apresentados permanecem extremamente relevantes e realçam a necessidade dos países, especialmente aqueles de alto risco, de implementar os princípios de saúde pública para a implementação do TAR e cuidados a fim de concretizar o objetivo de controlo da epidemia e providenciar cuidados a nível global.

Escrito por Lacey Hizartzidis, PhD
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências:

Ford N, Ball A, Baggaley R, Vitoria M, Low-Beer D, Penazzato M, Vojnov L, Bertagnolio S, Habiyambere V, Doherty M, Hirnschall G. The WHO public health approach to HIV treatment and care: looking back and looking ahead. Lancet Infect Dis. 2018 Mar;18(3):e76-e86. doi: 10.1016/S1473-3099(17)30482-6.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Don’t Wait to Vaccinate: Cervical Cancer Jabs Most Effective at Age 12

Researchers from across Scotland scoured more than a decade’s worth of health records to assess just how well a nationwide secondary school vaccination campaign...

Joke Of The Day – March 29

- Doctor, by what symptoms can you determine the development of dementia? - Well, I already told you about this yesterday...

RECENT COMMENTS

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.