Saturday, April 13, 2024
HomePortuguêsPrevenção de enxaquecas através de melatonina

Prevenção de enxaquecas através de melatonina

A melatonina é um medicamento natural cujos efeitos secundários podem ajudar na prevenção de enxaquecas. Um estudo recente compara a eficácia e segurança da melatonina à medicação preventiva comummente receitada, a amitriptilina.

Enxaquecas são uma condição comum caracterizada por cefaleias recorrentes de nível moderado a severo, disfunção do sistema nervoso autónomo (vómitos) e em alguns pacientes sintomas neurológicos (perturbações visuais). Medicamentos para prevenir enxaquecas incluem bloqueadores beta e outras medicações para a pressão arterial, antidepressivos tricíclicos, antagonistas da serotonina, ácido valpróico, topiramato e gabapentina. Apesar da grande variedade de medicamentos que podem ser usados para a prevenção de enxaquecas, apenas 3 a 5% dos pacientes recebem terapia preventiva. A razão mais comum para não tomar esta medicação são os seus efeitos secundários.

Como os pacientes de enxaquecas têm que tomar a medicação preventiva diariamente a fim de evitar enxaquecas, os efeitos secundários dos medicamentos são um fator muito importante a ter em consideração. São necessárias opções efetivas e toleráveis.

Investigadores do departamento de neurologia do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo, Brasil, decidiram comparar um medicamento natural, a melatonina, à medicação geralmente prescrita, a amitriptilina. A medicação foi atribuída aos pacientes de forma aleatória: melatonina, amitriptilina e placebo, e os grupos foram seguidos durante 12 semanas. O principal objetivo foi o número de enxaquecas por mês. Em segundo lugar, os investigadores estudaram a redução da severidade das enxaquecas, a duração destas, o número de analgésicos ingeridos, e a percentagem de pacientes com uma redução de mais de 50% de dias com enxaquecas.

Os resultados deste estudo foram salientados num relatório acerca de cefaleias pela Canadian Pharmacists Association (Associação dos Farmacêuticos do Canadá). A eficácia da melatonina (3 mg) e da amitriptilina (25 mg) foram igualmente superiores ao placebo na redução do número de enxaquecas por mês. Uma medida eficaz na terapia preventiva de enxaquecas é a redução de pelo menos 50% na frequência destas. A melatonina mostrou-se mais eficaz que a amitriptilina. São necessários mais estudos para confirmar estes resultados, assim como o estudo de diferentes dosagens (5 mg, 10 mg) e fórmulas (dissolução rápida, vaporizador).

Os participantes não mostraram quaisquer efeitos secundários graves durante as 12 semanas do estudo. O efeito secundário mais comum para os grupos de melatonina e amitriptilina foi sonolência. Estas medicações são normalmente ingeridas à hora de deitar, no entanto, sonolência matinal foi um efeito secundário comum. Esta foi também verificada com maior frequência no grupo de amitriptilina. Como os pacientes de enxaquecas devem recorrer a terapia preventiva de longa duração, são necessários mais estudos para confirmar a segurança e eficácia dos tratamentos de longa duração, pelo menos 1 ano.

A melatonina é um medicamento natural e seguro na prevenção de enxaquecas. Este está disponível sem prescrição médica, é económico e tem o potencial de melhorar a qualidade de vida daqueles que sofrem de enxaquecas.

Escrito por Jessica Caporuscio, PharmD
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências: Worthington, I. Headache. Canadian Pharmacists Association RXTX. 2017.
(2) Referência Secundária: Gonçalves AL, Martini Ferreira A, Ribeiro RT et al. Randomised clinical trial comparing melatonin 3 mg, amitriptyline 25 mg and placebo for migraine prevention. J Neurol Neurosurg Psychiatry. 2016.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Augmented Reality to Augment Physical Therapy for Parkinson’s Disease

A hallmark of advancing Parkinson’s disease is a distinctive shuffling walk. Dual-task training is an effective but costly physical therapy that helps people with...

Joke Of The Day – April 13

-Doctor, I hear ringing in my ears, my knees are shaking, and I completely lost my self-confidence! -I see... When did you say your mother-in-law...

RECENT COMMENTS

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.