Saturday, April 20, 2024
HomePortuguêsPoderá o cancro ser detetado através de uma simples análise ao sangue?

Poderá o cancro ser detetado através de uma simples análise ao sangue?

Cientistas desenvolvem análise ao sangue que poderá detetar cancro antes da manifestação de sintomas. A deteção e tratamento precoces previnem a progressão do cancro.

 

O cancro é uma doença normalmente diagnosticada após a manifestação de sintomas, o que significa que o tumor terá já crescido significativamente e até mesmo espalhado para outros orgãos. O cancro em fase terminal é de tratamento difícil, a taxa de sobrevivência é baixa e os pacientes sofrem de morbidez severa. Quando o cancro é diagnosticado cedo, o tratamento imediato pode prevenir o desenvolvimento do tumor e ter resultados positivos para o paciente.

GRAIL, uma empresa de biotecnologia na Califórnia, procura desenvolver uma simples análise ao sangue que detete cancro em fase inicial, mesmo antes da manifestação de sintomas. O investimento para o desenvolvimento desta análise ao sangue que a empresa acredita poder vir a salvar inúmeras vidas, ronda já um bilião de dólares. Um artigo recente publicado em Science analisa este estudo.

Os cientistas procedem com o estudo da sequência de ADN da amostra de sangue recolhida, que contém células cancerígenas mortas pois o ADN de tumores apresenta diferenças significativas do ADN humano. Através da análise do ADN da amostra de sangue, os cientistas podem então detetar a presença do AND do tumor e consequentemente diagnosticar o paciente com cancro.

A empresa GRAIL testou recolhas de sangue de 878 indivíduos recentemente diagnosticados com cancro em fase inicial e 580 indivíduos sem diagnóstico de cancro. A taxa de deteção de cancro foi de 65% com uma percentagem de falsos positivos muito baixa. Para cancro metastizado em fase terminal, a taxa de assertividade do teste foi de 95%. Cancros em fase terminal apresentam tumores espalhados pelo corpo, incluindo os nódulos linfáticos e, portanto, existem mais células cancerígenas na rede sanguínea e são consequentemente mais fáceis de detetar.

A análise ao sangue desenvolvida por esta empresa poderá também indicar a localização do tumor através da deteção de determinados biomarcadores. O resultado positivo da presença de células cancerígenas poderá ser facilmente comprovado através de imagiologia e a confirmação da presença do cancro a fim de determinar um plano de tratamento. Esta análise ao sangue poderá ajudar a salvar inúmeras vidas e a reduzir a morbidez de pacientes diagnosticados com cancro.

 

Escrito por Mallory Wiggans
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências: Kaiser, J. (2018). Blood tests show promise for spotting early cancers. Science, doi:10.1126/science.aat9122.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Augmented Reality to Augment Physical Therapy for Parkinson’s Disease

A hallmark of advancing Parkinson’s disease is a distinctive shuffling walk. Dual-task training is an effective but costly physical therapy that helps people with...

Joke Of The Day – April 20

- Doctor, is it known to science why people go bald? -Yes, we have the exact answer. People go bald because their hair falls out...

RECENT COMMENTS

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.