Thursday, March 28, 2024
HomePortuguêsNovo tratamento para o HIV eficaz e económico

Novo tratamento para o HIV eficaz e económico

Em breve estará disponível um novo tratamento para o HIV que oferecerá cuidados de primeira linha e reduzirá o desenvolvimento de resistência ao tratamento.

Entre os 37 milhões de pessoas infetadas com o HIV no mundo apenas 19.5 milhões são tratadas com medicamentos anti-retrovirais (ARV). Numa tentativa de acabar com a epidemia da AIDS, em breve estará disponível um novo tratamento para o HIV que oferecerá cuidados de primeira linha e reduzirá o desenvolvimento de resistência ao tratamento. A introdução de um novo medicamento para o tratamento do HIV significa que por $75 dólares os governos sul africano e queniano serão capazes de tratar um indivíduo infetado com o HIV no período de um ano com apenas um comprimido.

Este comprimido contém três compostos ARV, incluindo dolutegravir. Dolutegravir é extremamente eficaz e seguro mas muito caro para muitos países como a África do Sul. Michel Sibidé, o líder do programa das Nações Unidas no combate à AIDS/HIV (UNAIDS) em Genéva, declarou que este tratamento a baixo custo representa um grande progresso. Espera-se que este tratamento, anunciado numa conferência de imprensa com ligação à sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova Yorque, seja utilizado para tratar os 37 milhões de pessoas infetadas com o HIV. Estima-se que a África do Sul, o maior comprador de ARV, poupará cerca de $900 milhões de dólares num período de seis anos como resultado deste novo tratamento. A grande capacidade deste novo comprimido de suprimir o HIV, os seus baixos níveis de toxicidade e a sua facilidade de utilização, simplificam o tratamento para pessoas infetadas com o HIV que requerem cuidados para toda a vida e reduzem o risco de tolerância aos ARV.

Tal comunicado recentemente publicado em Science oferece esperança para os milhões afetados pelo HIV. Este novo tratamento a baixo custo é o resultado de um esforço conjunto entre os governos sul africano e queniano e a UNAIDS, a Clinton Health Access Initiative, a Unitaid, a Bill & Melinda Gates Foundation, a U.S. Agency for International Development, o United Kingdom’s Department for International Development e o Global Fund to Fight AIDS, Tuberculosis and Malaria.

O objetivo da UNAIDS é providenciar ajuda para a erradicação da epidemia do HIV até ao ano de 2030, o que se propõe como um objetivo significativo e admirável. No entanto, por esta razão 86% das pessoas infetadas receberão tratamento no seguimento de testes padrões com níveis baixos de deteção. Este novo tratamento de combinação de ARV ajudará vários países a combater esta epidemia problemática e num futuro possivelmente atingir o objetivo da erradicação da AIDS.

 

Escrito por Jade Marie Evans, MPharm, Escritora Médica
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências:

Cohen, J. (2017). New single-day pill for HIV treatment promises more bang for less buck. Disponível: http://www.sciencemag.org/news/2017/09/new-single-day-pill-hiv-treatment-promises-more-bang-less-buck. Última visualização a 21 de Setembro, 2017.

Read this article in:
English | French | Spanish 

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Don’t Wait to Vaccinate: Cervical Cancer Jabs Most Effective at Age 12

Researchers from across Scotland scoured more than a decade’s worth of health records to assess just how well a nationwide secondary school vaccination campaign...

Joke Of The Day – March 28

In the doctor’s office: - Doctor, I have a headache. - Me too. - And I have pain in my chest. - Me too. - And my liver does...

RECENT COMMENTS

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.