Thursday, April 25, 2024
HomePortuguêsEfeitos do Tai Chi no tratamento da fibromialgia

Efeitos do Tai Chi no tratamento da fibromialgia

Um estudo recente publicado no British Journal of Medicine comparou os efeitos da aeróbica e do tai chi no tratamento da fibromialgia.

A fibromialgia é uma doença crónica complexa cujos pacientes sofrem variados sintomas físicos e mentais, tais como dores musculares e nas articulações, fatiga, falta de concentração, depressão e ansiedade. As causas desta condição são ainda desconhecidas mas pensa-se ser o resultado de um aumento da sensibilidade à dor. Atualmente, não existe cura para esta doença e o seu tratamento visa o controlo dos sintomas através da combinação de medicamentos, terapia comportamental e exercício físico.

A aeróbica é uma parte substancial do tratamento recomendado. No entanto, alguns pacientes têm dificuldade em aderir a tal tipo de exercício físico. Alguns estudos têm vindo a sugerir que o tai chi, uma forma de exercício físico tradicional chinês que se foca na mente e no corpo, poderá ser benéfico no tratamento da fibromialgia. O tai chi é uma disciplina ancestral que combina exercícios dos foros físico e mental na promoção da saúde e bem-estar. Os investigadores nos Estados Unidos da América compararam os efeitos da aeróbica e do tai chi no tratamento da fibromialgia. Os resultados obtidos foram recentemente publicados em British Journal of Medicine.

Os investigadores recrutaram 226 pacientes que sofrem de fibromialgia para o estudo. Estes foram direcionados aleatoriamente para um dos cinco grupos de tratamento, incluindo um grupo de aeróbica e quatro grupos de tai chi. O grupo de aeróbica participou em duas aulas supervisionadas por semana, durante 24 semanas. Os quatro grupos de tai chi participaram em aulas supervisionadas de diferente duração e intensidade: uma vez por semana durante 12 semanas; duas vezes por semana durante 12 semanas; uma vez por semana durante 24 semanas; e duas vezes por semana durante 24 semanas. Os pacientes completaram um questionário no início do estudo e após 24 semanas para examinar os efeitos dos programas de exercício físico nos sintomas de fibromialgia.

Efeitos do tai chi

Após 24 semanas os sintomas de todos os pacientes melhoraram. Os grupos de tai chi demonstraram melhorias mais significativas do que o grupo de aeróbica. O tratamento de tai chi com a mesma duração e intensidade que o tratamento de aeróbica (duas vezes por semana durante 24 semanas) mostrou benefícios maiores. Os grupos que praticaram tai chi durante 24 semanas mostraram maiores benefícios do que aqueles que praticaram durante 12 semanas. No entanto, não houve uma diferença significativa entre os grupos que praticavam tai chi uma vez por semana ou duas vezes por semana. Para além disso, os participantes dos grupos de tai chi foram mais assíduos do que os participantes do grupo de aeróbica.

O tai chi como alternativa de tratamento

Os investigadores concluíram que o tai chi tem os mesmos ou melhores efeitos que a aeróbica no tratamento de muitos dos sintomas da fibromialgia. Os participantes dos grupos de tai chi foram mais assíduos, o que sugere que este seja uma exercício mais adequado para os pacientes de fibromialgia. Os investigadores sugerem que o tai chi poderá ser uma alternativa de tratamento para os sintomas da fibromialgia.

Escrito por Julie McShane, Escritora de Contéudo Médico
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências: Wang C, Schmid CH, Fielding RA, et al. Effect of tai chi versus aerobic exercise for fibromyalgia: comparative effectiveness randomized controlled trial. BMJ 2018; 360:k851. Doi: 10.1136/bmj.k851.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Augmented Reality to Augment Physical Therapy for Parkinson’s Disease

A hallmark of advancing Parkinson’s disease is a distinctive shuffling walk. Dual-task training is an effective but costly physical therapy that helps people with...

Joke Of The Day – April 25

Baldness is the process of replacing combing with washing

RECENT COMMENTS

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.