Thursday, March 28, 2024
HomePortuguêsUma dieta rica em sal pode ser a causa da obesidade

Uma dieta rica em sal pode ser a causa da obesidade

Usualmente associada à pressão arterial alta, os investigadores procuram saber se uma dieta rica em sal pode levar ao desenvolvimento da obesidade.

Regra geral, os profissionais de saúde aconselham os seus pacientes a moderarem o uso de sal na sua dieta alimentar. Sendo o seu consumo essencial para as funções corporais diárias, não mencionando a sua importância culinária, foi estabelecido que uma dieta rica em sal pode causar pressão arterial alta. Este é um problema em particular para os indivíduos acostumados à dieta ocidental que utiliza grandes quantidades de sal na preparação de alimentos.

Hoje, os investigadores descobriram outro efeito maléfico de uma dieta rica em sal no desenvolvimento da obesidade. Investigadores da Universidade de Colorado publicaram as suas descobertas que demonstram como o consumo exagerado de sal pode ser responsável pelo aumento de peso e obesidade. Esta investigação foi recentemente publicada em Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America.

É de conhecimento geral que uma dieta rica em sal causa pressão arterial alta: os rins têm que trabalhar mais para expulsar o excesso de sal, o que causa uma série de reações hormonais que originam a constrição dos vasos sanguíneos. Vasos sanguíneos mais estreitos significa que é necessária grande força para fazer com que o sangue circule aumentando a pressão arterial sistémica.

No entanto, o sal pode influenciar o desenvolvimento da obesidade de outra forma. Estudos animais demonstraram que uma dieta rica em sal afeta o fígado pois interfere com algumas das suas funções enzimáticas. Os hidratos de carbono que ingerimos são decompostos em açúcares e uma vez que o sal bloqueia este processo, o fígado é obrigado a produzir estes açúcares por si mesmo. Os investigadores notaram níveis mais altos de frutose nos sujeitos destes estudos com dietas ricas em sal.

Esta descoberta é significativa pois o fígado produz estes açúcares na forma de frutose. Esta por sua vez tem demonstrado causar resistência insulínica interferindo com a forma como o açúcar é utilizado no sangue. Esta alteração a nível do metabolismo da glicose leva ao consumo excessivo de alimentos visível que resulta em ganho de peso contínuo e obesidade. Eventualmente, este ciclo de alimentação pouco saudável e doenças dá origem àsíndrome metabólica.

Estas descobertas revelam que o excesso de peso pode nem sempre ser causado pela quantidade de ingestão de calorias mas pela qualidade dos componentes da dieta em si. Uma alimentação saudável significa o controle da quantidade e qualidade dos alimentos, especialmente em relação ao sal. Uma dieta com menos sal pode significar pratos com um sabor menos apurado mas uma vida mais saudável.

Escrito por Jay Martin, M.D.
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências:

Lanaspa, et al.  “High salt intake causes leptin resistance and obesity in mice by stimulating endogenous fructose production and metabolism”.  2018:  Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (115): 12.  www.pnas.org/lookup/suppl/doi:10.107/pnas.1713837115.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Don’t Wait to Vaccinate: Cervical Cancer Jabs Most Effective at Age 12

Researchers from across Scotland scoured more than a decade’s worth of health records to assess just how well a nationwide secondary school vaccination campaign...

Joke Of The Day – March 28

In the doctor’s office: - Doctor, I have a headache. - Me too. - And I have pain in my chest. - Me too. - And my liver does...

RECENT COMMENTS

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.