Wednesday, April 24, 2024
HomePortuguêsAlterações de humor: menopousa, distúrbio bipolar, ou ambos?

Alterações de humor: menopousa, distúrbio bipolar, ou ambos?

Um estudo analisou o período da menopausa em mulheres que sofrem de distúrbio bipolar, em particular se as alterações de humor são mais acentuadas nas mulheres com perturbações de humor.

A menopausa é uma fase muito importante na vida de uma mulher que marca o final do ciclo menstrual. Como resultado das flutuações hormonais existem inúmeros efeitos secundários adversos que marcam esta fase de transição para a meia-idade. Transformações a nível do ciclo reprodutivo podem provocar alterações de humor sejam elas pré-menstruais, pós-parto ou da menopausa. No entanto, alterações de humor que vão da paranoia à depressão são marcas de distúrbio bipolar. Os investigadores questionaram-se se mulheres que sofrem de distúrbio bipolar são afetadas pelas alterações de humor associadas à menopausa de forma mais severa.

Um estudo conduzido na Austrália e publicado na BMC Women’s Health, realizou entrevistas semi-estruturadas a 15 mulheres com distúrbio bipolar. Estas tinham idades entre os 46 e os 60 anos, na perimenopausa (o período anterior à menopausa), na menopausa ou após a menopausa. As entrevistas incluíam questões abertas que permitiam às participantes a elaboração de um tópico do seu interesse. A atenção dos investigadores recaiu sobre a experiência da menopausa destas mulheres, se os sintomas bipolares eram de alguma forma agravados, e que tipo de tratamentos foram prescritos.

Estas mulheres mostraram experiências singulares mas algumas semelhanças foram notadas: pensamentos suicidas, alterações de humor de menor duração mas de maior intensidade, auto-imagem negativa, instabilidade e incerteza. Em específico, uma mulher descreveu a menopausa como a perda de controlo do corpo e o distúrbio bipolar como falta de controlo da mente, o que fez com que senti-se a perda de controlo absoluto de si mesma. Algumas mulheres relataram também afrontamentos durante a noite que afetaram o seu sono e agravaram os sintomas bipolares.

Diferenças culturais ficaram marcadas quando uma mulher indígena australiana explicou que culturalmente a menopausa é vista como a transição para a comunidade anciã que recebe grande respeito por parte da juventude. Psicologicamente, para esta mulher a menopausa é uma experiência positiva, enquanto que outras mulheres associam a menopausa a acontecimentos negativos tais como o divórcio.

Em relação ao tratamento, 14 mulheres estavam medicadas. Algumas escolheram terapia comportamental cognitiva e outras afirmaram ter recebido terapia de substituição hormonal. Os tratamentos escolhidos eram de caráter pessoal e conforme a assunção de que os sintomas estavam relacionados com a menopausa, com o distúrbio bipolar ou uma transição natural da vida.

Os dados recolhidos foram na sua totalidade de natureza qualitativa, o que significa que não passam de narrações de experiências pessoais de 15 mulheres. A amostra era também muito reduzida e portanto os resultados não podem ser generalizados. Investigações futuras mostram-se necessárias. A comparação de mulheres bipolares e mulheres não-bipolares e até mesmo de outros distúrbios e doenças mentais e a sua influência nos sintomas da menopausa. Os investigadores apontam para o fato da menopausa não ser apenas uma mudança biomédica mas também uma experiência psicológica, social e cultural que marca cada mulher de forma única. É por esta razão que a abordagem de diferentes grupos culturais deve ser também considerada.

Em conclusão, todas as mulheres atravessam a menopausa de forma diferente. No entanto, mulheres que sofrem de distúrbio bipolar correm possivelmente um maior risco de alterações de humor exacerbadas. Com isto em mente é necessário providenciar o apoio necessário para este problema tão complexo e realizar investigações acerca da ligação existente entre o ciclo reprodutivo feminino e a saúde mental das mulheres.

Escrito por Elena Popadic
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências: Perich, T., Ussher, J., & Parton, C. (2017). “Is it menopause or bipolar?”: a qualitative study of the experience of menopause for women with bipolar disorder. BMC Women’s Health, 17(1). http://dx.doi.org/10.1186/s12905-017-0467-y

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Augmented Reality to Augment Physical Therapy for Parkinson’s Disease

A hallmark of advancing Parkinson’s disease is a distinctive shuffling walk. Dual-task training is an effective but costly physical therapy that helps people with...

Joke Of The Day – April 24

Finally I realized why I get fat ... It is because of the shampoo!!! Today I read the label: "Strengthens and creates volume." From...

RECENT COMMENTS

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.