Tuesday, March 19, 2024
HomePortuguêsA influência dos macronutrientes da dieta alimentar materna no peso à nascença...

A influência dos macronutrientes da dieta alimentar materna no peso à nascença do feto

É de conhecimento geral que a dieta alimentar materna influencia o peso à nascença em parto normal e em parto prematuro. Um novo estudo publicado no British Journal of Nutrition analisou a influência dos macronutrientes ingeridos durante a gravidez no peso do recém nascido.

A literatura científica realça a importância dos hábitos alimentares durante a gravidez para a saúde da mãe e do recém nascido. A dieta alimentar da mãe tem influência no feto a nível do peso e parto prematuro. No entanto, é desconhecido o impacto direto  dos padrões dietéticos e das fontes de energia.

Os macronutrientes são o tipo de nutrientes mais necessitados pelo corpo humano. Estes consistem em hidratos de carbono, proteínas e gorduras. Em países de baixo rendimento têm sido fornecidos suplementos de proteína energéticos a mulheres grávidas para melhorar a saúde e peso do feto. Em países de alto rendimento não existe uma deficiência proteica devido à inclusão geral de todos os macronutrientes necessários na alimentação diária.

Um novo estudo publicado no British Journal of Nutrition investigou a associação entre a ingestão de macronutrientes durante a gravidez e o peso do recém nascido numa população com hábitos alimentares nutritivos. Foram analisadas 1,196 mulheres em gestação única em Leeds, no Reino Unido, entre 2003 e 2006. As participantes foram entrevistadas uma vez por trimestre durante a gravidez e a informação relativa aos alimentos ingeridos foi anotada 24 horas antes da entrevista.

Influência dos macronutrientes no peso do feto

Foi descoberto que a cada 10g adicionais de hidratos de carbono consumidos por dia estava associado um aumento de cerca de 4g no peso à nascença. Surpreendentemente, 10g de gordura adicionais consumidas por dia estavam associadas à redução do peso à nascença de 8g. Finalmente, não foi encontrada relação entre o consumo de proteínas e o peso à nascença.

Os resultados obtidos demonstraram que a composição dos macronutrientes ingeridos pela mãe durante a gravidez influencia o peso á nascença do feto. É importante notar que apenas o consumo de hidratos de carbono estava associado ao aumento de peso à nascença. Estes resultados têm implicações na saúde em geral, o que significa que a distribuição de suplementos de hidratos de carbono energéticos em países do terceiro mundo será mais apropriada para a melhoria da saúde dos recém nascidos, do que os suplementos de proteína energéticos até então fornecidos. Uma vez que este estudo foi conduzido numa população de alto rendimento, estudos futuros em países em vias de desenvolvimento são necessários para confirmar as associações existentes entre a ingestão de macronutrientes e a saúde do recém nascido.

Adicionalmente, a dieta alimentar das participantes foi anotada 24h antes da entrevista que ocorreu uma vez por trimestre durante a gravidez. Por esta razão, os dados recolhidos podem não estar corretos visto que as participantes podem não ingerir alimentos similares todos os dias e erros de memória podem ser frequentes. Estudos futuros devem estabelecer um sistema de anotação dos alimentos ingeridos durante toda a gravidez. Em suma, este estudo demonstra que os macronutrientes consumidos durante a gravidez influenciam o peso à nascença, o que significa que o peso ideal pode ser obtido através de uma dieta equilibrada e inclusiva de todos os macronutrientes, i.e. gorduras, hidratos de carbono e proteínas.

Escrito por Neeti Vashi, BSc
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências:

Sharma, Sukshma S., et al. “Is dietary macronutrient composition during pregnancy associated with offspring birth weight? An observational study.” British Journal of Nutrition(2018): 1-10.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Crohn’s Researchers: Stool Samples Predict Onset of Disease Within 5 Years

Once upon a time, bacteria and other microbes were seen as the enemy, but scientists are increasingly discovering a mutual dependence between us and...

Joke Of The Day – March 19

Life is a sexually transmitted disease which is always lethal.

RECENT COMMENTS

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.