Thursday, July 18, 2024
HomeZzzz out of usePortuguêsA alimentação e a artrite reumatóide

A alimentação e a artrite reumatóide

Investigadores procuram determinar se certos alimentos podem ser a causa do aumento do risco de artrite reumatóide.

De acordo com a Arthritis Foundation, a artrite reumatóide é uma doença em que o sistema imunitário ataca e inflama as articulações. Esta inflamação pode causar danos a nível da cartilagem, resultando na rigidez, instabilidade e dor nas articulações. A inflamação causada pela artrite reumatóide geralmente afeta as mãos, os pés, os pulsos, os cotovelos, os joelhos e os tornozelos. Pode também afetar os sistemas cardíaco e pulmonar. Apesar de resultados contraditórios, os investigadores sugerem que a dieta pode ter influência no risco de desenvolver artrite reumatóide.

Num estudo recente publicado em Clinical Rheumatology, Masoume Rambod e os seus colegas procuraram determinar se determinados hábitos alimentares influenciavam o desenvolvimento de artrite reumatóide (AR). Para este estudo foram recrutados 500 pacientes que sofrem de AR e 500 pacientes que não sofrem de AR. Estes pacientes foram recrutados de três clínicas da Universidade de Ciências Médicas no Irão de 2015 a 2016.

Foi conduzido um questionário para estabelecer uma relação entre os hábitos alimentares e a doença. Este questionário inquiriu os pacientes acerca do consumo de diferentes tipos de bebida e alimentos de uma lista de alimentos nutritivos e não-nutritivos, tais como o chá verde, o café, frutas, vegetais, leite gordo e alimentos fritos.

Os participantes com AR tinham hábitos alimentares significativamente diferentes

Rambod observou uma diferença no consumo de chá verde, café e bebidas gaseificadas entre os participantes com AR e os participantes sem AR. Os investigadores descobriram que os participantes saudáveis bebiam mais chá verde e café por mês do que os participantes com AR. Os investigadores descobriram também que 64% dos participantes com AR bebiam bebidas gaseificadas em comparação a 59% dos participantes saudáveis.

Relativamente aos hábitos alimentares, os investigadores descobriram diferenças significativas no consumo de alimentos não-nutritivos entre os dois grupos. Os participantes com AR consomem mais leite gordo, alimentos fritos, manteiga, gorduras sólidas e comidas picantes do que o grupo de participantes saudáveis. Ficou notado também que os participantes com AR e os participantes saudáveis não diferem em relação ao consumo de alimentos nutritivos.

O consumo elevado de leite gordo e gorduras sólidas aumentou o risco de desenvolver AR

Análises posteriores mostram que o consumo elevado de café e chá verde, oito copos ou mais por mês, está associado a menor risco de desenvolver AR. Por outro lado, o consumo elevado de leite gordo e gorduras sólidas por mês resultou num aumento do risco de desenvolver AR.

Explicações correntes para tais relações realçam as características químicas e biológicas destes alimentos. A literatura científica sugere que o café contém materiais e moléculas que desintoxicam os componentes celulares, reparam o AND danificado e previnem a transformação de células malignas. Em particular, o leite gordo e alimentos ricos em gorduras estimulam o sistema imunitário deixando que toxinas (endotoxinas) entrem na corrente sanguínea, causando o aumento da inflamação. O chá verde, assim como o café, age como um antioxidante que previne os efeitos da inflamação e reduz os danos a nível do ADN. Tais relações implicam que uma alteração na dieta alimentar pode potencialmente prevenir o desenvolvimento de AR.

Rambod e seus colegas propõe que estudos futuros na área da nutrição devem tentar determinar o tipo de dieta necessária para diminuir a inflamação e tratar a artrite reumatóide, providenciando assim provas para a relação causal entre os hábitos alimentares e o desenvolvimento da artrite reumatóide.


Escrito por Michael Cruz, Hons. BSc

Traduzido por Ângela Carvalho, Pgc

Referências:

(1) Rambod, M., Nazarinia, M., & Raieskarimian, F. (2018). The impact of dietary habits on the pathogenesis of rheumatoid arthritis: a case-control study. Clinical Rheumatology, 1-6.
(2) “What Is Rheumatoid Arthritis?” Www.arthritis.org, Arthritis Foundation, www.arthritis.org/about-arthritis/types/rheumatoid-arthritis/what-is-rheumatoid-arthritis.php.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Prevalence of long COVID rises to nearly 7% of population

US government number crunchers published a briefing article in JAMA1, June 7, 2024, presenting the results of their latest round of analysis on long...

Joke Of The Day

Doctor to the Patient: I've got some good news for you and some bad news for you.  The bad news is that you have an inoperable...

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.