Friday, March 29, 2024
HomePortuguêsA ação dos iogurtes magros na redução da inflamação crónica

A ação dos iogurtes magros na redução da inflamação crónica

Um estudo recente analisou o efeito dos iogurtes magros nos biomarcadores de inflamação crónica em indivíduos com peso dentro dos parâmetros normais e indivíduos obesos.

A obesidade continua a ser um problema de saúde pública e está associada a  doenças crónicas, tais como a doença cardiovascular, a diabetes e alguns tipos de cancro. Estudos anteriores demonstram que a bactéria intestinal em indivíduos obesos é diferente daquela presente em indivíduos de peso normal. Para além disso, a obesidade está também associada a níveis crónicos de inflamação. Tal significa que o sistema imunitário de indivíduos com peso severamente acima dos parâmetros normais é constantemente ativado causando danos ao corpo.

Poderá o iogurte reduzir a inflamação?

Investigadores da University of Wisconsin-Madison College of Agricultural and Life Sciences, nos Estados Unidos da América, publicaram um estudo no British Journal of Nutrition que incluiu 120 indivíduos, dos quais 60 tinham peso normal e 60 eram obesos. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do consumo de iogurte magro nos níveis de inflamação em mulheres. Foi dado iogurte de forma aleatória a metade dos participantes, e à outra metade foi dado iogurte de soja (sem lacticínios). Os participantes foram instruídos para que comessem 339 g por dia durante nove semanas e que fossem feitas análises de sangue periodicamente para testar os níveis dos marcadores de inflamação.

O consumo de iogurte reduz os biomarcadores de inflamação

Os resultados mostraram mudanças significativas. Tanto os participantes obesos como os não obesos mostraram reduções nos níveis de TNF-alpha e LBP, marcadores de inflamação. Em adição, ambos os grupos mostraram um aumento dos anticorpos IgM que reduzem a inflamação, assim como o aumento de outras moléculas que têm um papel inibidor no sistema imunitário. O grupo de participantes obesos a quem foi dado o iogurte mostrou a redução da pressão arterial.

Este estudo teve no entanto várias limitações: a dieta era auto-relatada, existindo sempre a possibilidade de que sejam alterados os fatos. Tal foi evidente visto que os indivíduos obesos ganharam em média cerca de 1 kg durante o período do estudo, sendo que os relatos apresentados não mostraram provas que resultassem em ganho de peso. Outra limitação é o fato deste estudo ter analisado apenas mulheres, sendo que os mesmos efeitos podem não ser observados em indivíduos do sexo masculino. Além do mais, é possível que os resultados no sistema imune e na inflamação crónica sejam um resultado do consumo de lacticínios em geral, e não específico do iogurte.

O consumo de iogurtes magros pode ajudar à redução de inflamação crónica em indivíduos obesos

Este estudo prova que o consumo de iogurte magro pode ajudar indivíduos obesos na redução da inflamação crónica. A saúde intestinal é crucial para a saúde humana e qualquer alimento que possa ajudar ao bem estar público deve ser investigado. É necessária mais investigação para identificar quais os componentes do iogurte que afetam o sistema imunitário de forma direta, e se estas alterações são significativas para os que sofrem de obesidade e síndrome metabólica.

 

Escrito por Elena Popadic
Traduzido por Ângela Carvalho, PgC

Referências:

Pei, R., DiMarco, D., Putt, K., Martin, D., Gu, Q., & Chitchumroonchokchai, C. et al. (2017). Low-fat yogurt consumption reduces biomarkers of chronic inflammation and inhibits markers of endotoxin exposure in healthy premenopausal women: a randomised controlled trial. British Journal Of Nutrition, 1-9. http://dx.doi.org/10.1017/s0007114517003038

Correção: 22 de Janeiro, 2018
Uma versão anterior deste artigo mencionou de forma errada que o estudo foi conduzido por “cientistas no Reino Unido”. Este estudo foi na realidade levado a cabo independentemente por investigadores da University of Wisconsin-Madison College of Agricultural and Life Sciences, nos Estados Unidos da América.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Latest News and Articles

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTERS

Stay Connected
10,288FansLike
820FollowersFollow
249FollowersFollow
2,787FollowersFollow

Article of the month

Don’t Wait to Vaccinate: Cervical Cancer Jabs Most Effective at Age 12

Researchers from across Scotland scoured more than a decade’s worth of health records to assess just how well a nationwide secondary school vaccination campaign...

Joke Of The Day – March 29

- Doctor, by what symptoms can you determine the development of dementia? - Well, I already told you about this yesterday...

RECENT COMMENTS

ADVERTISE WITH US

error: Content is read-only and copy-protected.